10 de abr de 2016

Tinta Óleo faz Mal a Saúde?




Oi Artistas! Tudo bem? Espero que sim! 

Hoje vim fazer um repostagem da página, pois muitas alunas perguntam que tinta uso aqui no ateliê, quando digo que é tinta óleo sempre levantam a questão que muitos artistas já tiveram a saúde prejudicada com uso excessivo de tinturas e solventes, vou fazer um post rápido, mas tem muitos textos na Internet sobre o assunto para quem quiser pesquisar melhor antes de escolher a tinta para trabalho.

Sempre é importante atentar se aos rótulos das tintas, isso por que alguns pigmentos podem conter metais pesados, como chumbo, mercúrio, etc, algumas cores seguem padrão de qualidade internacional e não dispensam o uso desses componentes e então temos que manusear essas cores com cuidado.

Os rótulos muitas vezes não mostram a composição com clareza.
As tintas óleo que podem ser utilizadas, são várias, e algumas devem ser excluídas do consumo para tintura da massa de biscuit.
Alguns componentes se manuseados por muitos anos podem causar doenças como câncer e chumbo no sangue.
Gosto da tinta óleo pois ela alcança qualidade de cores incriveis, mas podem ser utilizadas as tintas acrílicas que são a base de água também.
A Empresa Gato Preto na sua tabela de Cores de tintas óleo, marca como nocivas algumas cores, e as que devem ser analisadas para consumo antes de colorir massa com as mãos são:

Amarelo Cadmio
Amarelo Cromo
Laca de Garança
Alaranjado Cromo
Vermelho Cadmio
Alaranjado Cadmio
Vermelhão Claro
Cor de carne Claro
Amarelo Cromo
Verde Inglês Médio e Escuro
Amarelo Ocre Ouro
Verde Oliva
Vermelho Veneza
Terra de Sombra Natural
Terra Verde Natural


Para ver toda a cartela de cores que não causam dano algum e podem ser usadas com tranquilidade, lembrando que, mesmo que não sejam nocivas algumas pessoas podem ter alguma reação alérgica aos componentes da fórmula, assim como tem de cremes hidratantes ou sabonetes, por exemplo. Eu não tenho problemas com tintas óleo mas é muito bom manter-nos informadas sobre os materiais que usamos...
Para saber sobre outras marcas procurem no próprio site, hoje é obrigatório as empresas informarem nos rótulos sobre a presença de metais ou qualquer produto nocivo, então vamos ficar de olho...

Caso tenha algum tipo de alergia aos componentes da formula, pode estar trocando por tintas de tecido, acrílicas, que são a base de água ou até mesmo pós colorantes próprios para a massa de biscuit.

Escolheu a tinta? Agora é só brincar e soltar a criatividade! 

Emotic

Nenhum comentário:

Postar um comentário